Meliá em Moçambique

O mega-grupo hoteleiro espanhol “Meliá” tenciona desencadear acções visando a sua entrada em Moçambique em Abril deste 2018, através do início da construção de um hotel com uma capacidade de 174 quartos, apurou o Correio da manhã de fonte oficial moçambicana.

A intenção do grupo Meliá foi reiterada junto de responsáveis do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique no decurso do Feira Internacional de Turismo (FITUR), realizada em Madrid (capital espanhola), entre os dias 17 e 21 deste Janeiro.

Moçambique esteve representado no certame através de uma delegação encabeçada pelo director dos serviços de promoção do Turismo no Instituto Nacional do Turismo (INATUR), Nuno Fortes, e integrava ainda quadros da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportação (APIEX) e representantes do sector privado.

O evento, visitado por cerca de 250 mil pessoas, contou com a participação de mais de 150 países expositores e gerou negócios estimados em mais de 200 milhões de euros (aproximadamente 15 mil milhões de meticais).

Mais um pormenor do stand de Moçambique na FITUR
Mais um pormenor do stand de Moçambique na FITUR

Moçambique esteve em “alta” no certame, havendo a destacar a disseminação da cultura moçambicana, com a apresentação da agenda oficial 2018 da National Geographic Espanha, cuja capa é o rosto da Mulher Macua.

É convicção dos responsáveis do sector da Cultura e Turismo de Moçambique que resulte desta participação no FITUR/2018 um reforço do fluxo de turistas europeus no nosso país.

Eventos paralelos

"Cara" de "Mulher Macua" fazendo capa do calendário deste 2018
“Cara” de “Mulher Macua” fazendo capa do calendário deste 2018

Em paralelo a este certame, a comitiva moçambicana participou no Fórum de Investimentos  (INVESTOUR), conferência organizada pela Organização Mundial de Turismo (OMT), cujo foco é a promoção e o desenvolvimento das oportunidades de Investimento dos países africanos.

Segundo Nuno Fortes, nesta reunião que reuniu trinta ministros da Cultura e Turismo e/ou seus representantes, a delegação moçambicana estabeleceu contactos diversos visando o  reforço de investimentos no sector de turismo em Moçambique.

Adicionalmente realizaram-se duas mesas-redondas, incluindo um da componente business-to-business, moderada por ThebeIkalafeng, presidente da Brand Africa, que abordou estratégias de branding para posicionar o continente africano no mercado de viagens.

Quados do INATUR promovendo a imagem de Moçambique no FITUR
Quados do INATUR promovendo a imagem de Moçambique no FITUR

“As chegadas de turistas internacionais na África cresceram cerca de 8% pelo segundo ano consecutivo, com 62 milhões de chegadas registradas para 2017. Esses fortes resultados mostram o potencial do turismo em África, mas também a priorização do sector na agenda de desenvolvimento no continente”,  comentou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, durante uma das mesas-redondas.

O segundo painel avaliou o valor agregado da biodiversidade africana como uma componente forte do sector de turismo no continente.

Vida selvagem, reservas e tesouros geográficos tornam o continente africano como “destino único” em relação à sua oferta de turismo neste segmento, conforme foi sublinhado na reunião.

De acordo com a pesquisa da OMT, a viagem de observação da vida selvagem representa 80% do total de chegadas de turistas anuais para a África.

Durante a reunião foi sublinhada a necessidade de se manter a obrigatoriedade de se envolver todas as partes interessadas – comunidades nativas, governos, sector privado e os meios de comunicação social – nos esforços de conservação e protecção dos recursos naturais.

Redacção

 Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã,  edição de 30 de Janeiro 2018

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF  do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um email para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trocar »